Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 188 Português, estaria a desenvolver outras aprendizagens»; e 19,5% «aceitaria, porque é uma forma mais divertida de aprender». B - Interdisciplinaridade e integração de saberes Os alunos tendem a valorizar aspetos relacionados com interdisciplinaridade e integração de saberes, tendo a grande maioria selecionado os pontos 3 e 4 das escalas para exprimir a sua concordância em relação às afirmações seguintes: «Achei importantes as informações e explicações suplementares que apareciam a seguir a algumas perguntas dos quiz» (93,6%); «Considero úteis as sugestões dadas nos recursos para refletirmos sobre a obra que lemos, no seu contexto e na atualidade» (95,1%); «Considero úteis as propostas apresentadas nos recursos para relacionar a leitura da obra com outros conhecimentos e outras disciplinas» (95,1%). Porém, durante a observação e nas entrevistas com as professoras, foi possível perceber que uma parte dos alunos não mostrou iniciativa para desenvolver as tarefas propostas nas secções «reflete» e «explora». Estas são secções dos recursos que propõem tarefas de reflexão, debate, desenvolvimento de pesquisas, projetos em articulação com outras áreas, leituras suplementares, atualizações da obra, etc. A sua concretização revelou-se mais adequada para um trabalho dinamizado pelo professor ou em trabalho colaborativo e DAC. C – Feedback; feedforward e autoavaliação A maioria dos alunos concordou que é importante os recursos apresentarem momentos com feedback sobre o seu desempenho nas atividades de compreensão e de análise de textos: 43,9% posicionaram-se no ponto 4 e máximo da escala de concordância, 48,8%, no ponto 3 (concordo) e 7,3% no ponto 2 (discordo). Os alunos também exprimem maioritariamente concordância no que diz respeito ao facto de se apresentarem ferramentas de autoavaliação (critérios expressos sob a forma de rubricas com níveis de desempenho descritos). Neste caso, com apenas 36,6% dos alunos no ponto 4 da escala e 61% no ponto 3. Pode haver, neste contexto, alguma falta de ensino explícito no que toca a processos metacognitivos de autorregulação e autoavaliação.

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