Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 187 Valorações dos alunos em relação à aprendizagem com os RED (dados de inquérito) A - Autonomia Quando questionados sobre se os recursos os ajudam a desenvolver a capacidade para organizar as suas próprias aprendizagens, os alunos posicionaram-se maioritariamente nos pontos 3 e 4 da escala (concordo e concordo completamente), com percentagens de 41,5% e 53,7%, respetivamente, o que indica que a grande maioria reconhece nos recursos potencial para aprendizagem autónoma. A grande maioria dos alunos concorda que é fácil usar os recursos para estudar, de acordo com o seu ritmo pessoal e maneira de aprender: 43,9% posicionaram-se no ponto 4 da escala e 51,2% no ponto 3. Quando questionados sobre as vantagens de utilização dos recursos da plataforma, 48,8% dos alunos destacaram a opção «Utilização autónoma em função dos meus interesses e objetivos». Há, contudo, outros dados que apontam para uma fatia de alunos que sente dificuldades no exercício dessa autonomia, tendo escolhido como uma das dificuldades na utilização dos recursos da plataforma a «Realização das tarefas em autonomia, sem professor» (16,2% dos alunos). Quando desafiámos os alunos para serem eles a usar ferramentas digitais e construírem recursos digitais para apoiar colegas no estudo de uma obra, a maioria dos alunos referiu que aceitaria o desafio. A distribuição das respostas dos alunos foi a que se encontra no gráfico 6: 29,3% «não aceitaria o desafio por não saber fazer esse tipo de tarefas»; 24,4% «aceitaria, porque para além de estar a aprender sobre Gráfico 6 – posicionamento dos alunos perante o desafio de aprender construindo RED para os colegas

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==