Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 186 que diz respeito a uma utilização pertinente e transformadora dos RED, em geral, e dos RED testados, em particular. Relativamente a oportunidades, as professoras valorizam processos inovadores e entendem o uso da tecnologia como algo que deve ser intencional e pertinente. Para além disso, há abertura para um espaço de reflexão sobre práticas e evidências de uma consciência da necessidade de mudança: «Necessidade de mudar o chip (nós e os alunos).» / «Eles estão habituados a que sempre que haja algum trabalho, temos de dizer tudo o que é para fazer.» / «(…) ou leem na vertical ou sabem que há alguém pode ajudar a ler e então é mais fácil» / «Depois é a frustração, quando não têm algo imediato, é uma reação impulsiva: ah, mas eu não sei…» / «Ainda estamos muito formatados. Claro que tentamos variar e temos a maior boa vontade, mas ainda temos muito aula expositiva (…)». Por outro lado, parece haver uma cristalização do pensamento nos constrangimentos e nos problemas que as professoras sentem muito prementes: «falta de tempo» / «o problema da pandemia» / «turmas grandes» / «programas» / «falta de recursos tecnológicos» / «O problema é o tempo… ah, mas têm teste e ainda falta os 4 cavaleiros…» / «não é fácil articular» / «E para fazer uma DAC, quanto tempo é que íamos gastar?» / «Era um ótimo processo de aprendizagem, mas aí tinha de ser mesmo com a colaboração do professor de TIC.» (referindo-se ao desafio de serem os alunos a construírem recursos digitais) Esta mentalidade pode decorrer de algum desencanto que tem caracterizado o ambiente nas escolas públicas portuguesas. A força dos constrangimentos parece impedir um maior foco na procura criativa de soluções que integremmetodologias ativas, centradas no aluno e na tarefa e com recurso a RED, assim como estratégias de flexibilização e colaboração interdisciplinar (DAC, trabalho colaborativo, flexibilização de espaços, tempos e distribuição de alunos por turmas, organização escolar e distribuição de serviço, etc.).

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