Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 185 Quando questionados sobre o seu modo de estudar, a maioria refere métodos de estudo que reproduzem os materiais de aula: manual e caderno. Dados de entrevista a professoras Relativamente à perceção das professoras sobre a forma como os alunos realizam as tarefas dos RED autonomamente fora da sala de aula, destacam-se duas ideias: vários alunos o fazem, especialmente para estudar para testes e os alunos precisam de orientação para realizarem uma aprendizagem significativa e autónoma com os RED: «Eles (sozinhos), passam à frente, centram-se nas tarefas rápidas.» (vídeos e jogos) / «Eles não se envolvem tanto, quando têm de ler.» / «Alguns dizem mesmo que usam para estudar.» / «mostravam que tinham feito, claro que alguns fazem (referência aos cartões com QR codes) para terem um mais» / Não sei…, mas acho que eles vão explorar mais a parte mesmo da interpretação da cena» (referindo-se aos vídeos interativos sobre as cenas da peça). Dados de Observação Relativamente aos cartões QR Codes utilizados para desafiar os alunos de uma das turmas para uma utilização autónoma dos recursos em casa, pudemos verificar, no dia da aplicação do questionário, evidências dessa utilização (cf. imagem 1). C - Cultura pedagógica do contexto de utilização: constrangimentos e oportunidades Dados de entrevista a professoras A partir das entrevistas com as professoras foi possível construir algumas interpretações relativamente a oportunidades e constrangimentos decorrentes da cultura pedagógica do contexto da aplicação, no Gráfico 5 – Objetivos e metodologias de utilização da plataforma

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==