Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 184 Na primeira, a ação ficou centrada na professora, reduzindo assim o tempo ativo de cada aluno e impondo um ritmo coletivo. Apesar de não existirem evidências dos processos de aprendizagem mobilizados pelos alunos individualmente, verificou-se que, aparentemente, acompanharam o vídeo interativo e responderam a exercícios apresentados no recurso, com mediação da professora. A participação dos alunos foi bastante menos ativa do que na segunda aula observada. Na segunda observação, a aula implicou «tempo ativo» dos alunos, em pequenos grupos com manipulação direta dos recursos. Os alunos realizaram duas tarefas em vez de uma: um exercício de compreensão do oral com podcast, em interdisciplinaridade com História, e o vídeo interativo sobre a cena em estudo. O envolvimento dos alunos nas tarefas foi evidente: todos os grupos concluíram as tarefas, sendo que alguns ficaram para além do tempo limite da aula, sem se aborrecerem. A observação e a gravação de ecrãs revelaram ainda outros aspetos: o imediatismo e a simplificação, por vezes, com salto de etapas importantes (principalmente as que envolvem leitura); estratégias de colaboração e de trabalho em equipa; fatores motivacionais externos com muito impacto (competitividade nos jogos; recompensas na avaliação). Foi notória a diferença na rentabilização do tempo (fator apresentado pelas professoras como constrangimento): na 2.ª observação, com os alunos em grupos a realizarem autonomamente as tarefas do recurso, desenvolveram-se duas tarefas, ao passo que, na aula de natureza mais expositiva, apenas realizaram o vídeo interativo e não foi evidente o envolvimento ativo de todos os alunos. B - Fora da sala de aula: Dados de inquérito a alunos Os alunos que referiram ter usado os RED da plataforma em casa, indicaram como principal objetivo o estudo para testes (opção selecionada 17 vezes), sendo o estudo «ao meu ritmo e de acordo com os meus interesses» selecionado apenas 7 vezes.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==