Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 183 alunos (27 vezes) foi «Em sala de aula, com a professora a expor e a orientar» (cf. gráfico 5). Este aspeto leva-nos a pensar que seria útil um trabalho, não só de uma maior divulgação dos recursos junto de professores, mas de uma mudança de práticas educativas e de cultura pedagógica no que diz respeito à sua utilização. Porém, quando a questão colocada incidiu sobre quais eram «as melhores formas» de utilização dos recursos, a opção «Em sala de aula, em atividades de pequeno grupo (com telemóvel e PC)», subiu de 19,5% para 31,7% (cf. gráfico 1), o que pode ser interpretado como disponibilidade dos alunos para outras metodologias de utilização dos RED em sala de aula. Dados de entrevista a professoras As entrevistadas referiram a utilidade dos RED em sala de aula para diversificar estratégias de ensino e quebrar a monotonia: «Para mim, é bom, os vários exercícios… para preparar, porque eu ainda não tenho muito material.» / «Aulas tradicionais também cansam, a eles e a nós.» / «Usei alguns em aula»; «Permitem quebrar alguma monotonia, sobretudo quando estamos a estudar peças que têm uma extensão grande.» / «A aula correu muito bem.» (jogo com puzzle em trabalho de grupo). Porém, referem a necessidade de equilíbrio e de um uso não sistemático. Foi ainda evidente, para uma das entrevistadas, as limitações dos recursos digitais em sala de aula relacionadas com falta de recursos tecnológicos: «Não se podem usar sistematicamente.» / «Acho que é sobretudo para trabalho autónomo (…), não é que não sejam adequados para trabalho em sala de aula, só que há algumas condicionantes (…).» / «Problemas com computadores, tecnologia impedem-nos de usar, pelo menos alguns.» / «Se projetares em sala de aula, por exemplo, os que estão lá ao fundo não conseguem ver… uma coisa seria ter um tablet… se for necessário ouvir até podem usar o telemóvel…, mas é uma grande confusão.». Dados de observação Nas duas aulas com observação foram aplicados dois recursos com metodologias e estratégias diferentes, como ficou explícito na secção anterior deste relatório.

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