Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 182 Foram deixadas sugestões como: «não dá para fazer uma organização por domínios? (…) Ou pôr palavras-chave?» (a professora não se apercebera de que a busca por palavra-chave estava no final da página e sugeriu que deveria estar no início). Dados de observação Os dados da observação e de gravação de ecrã, durante a utilização dos recursos pelos alunos, confirmam a facilidade com que eles navegam em ambiente digital, assim como o seu envolvimento ativo e colaborativo na concretização das tarefas. Este envolvimento ativo dos alunos, em alguns casos, parece decorrer mais dos estímulos de ludicidade ou de desafios com recompensa imediata, do que da mobilização de uma intencionalidade clara no que toca à aprendizagem. Modalidades de utilização dos RED A - Em sala de aula Dados de inquérito a alunos Durante o estudo da obra de Gil Vicente, uma percentagem de 53% de alunos apenas utilizou a plataforma em sala de aula com a professora, tal como se pode ver no gráfico 4. Estes resultados podem estar relacionados com o facto de a divulgação de recursos de Português ter sido praticamente iniciada com esta intervenção de testagem. Antes, nem alunos, nem professores usavam os RED de Português da plataforma #EEC@. Mais adiante, no gráfico 5, representam-se as respostas dos alunos relativamente aos «modos» como foram explorados os recursos. Relativamente à utilização em sala de aula, a opção mais referida pelos Gráfico 4 – Utilizações em sala de aula e autonomamente (alunos)

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