Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 180 Perante uma listagem das várias atividades oferecidas nos RED sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, solicitámos aos alunos que indicassem aquelas que mais os ajudam a aprender. A distribuição das suas respostas está representada no gráfico 3, comum destaque bastante evidente para as atividades de jogos e de vídeos interativos. Dados de entrevista às professoras Na generalidade, as professoras consideraram os recursos adequados e válidos, em termos didáticos, científicos e pedagógicos, tendo destacado vários aspetos enriquecedores para a aprendizagem dos alunos: «Estão bem feitos, têm informação suplementar.» / «(…) além disso quebrava a rotina.» /Eles têm problemas de interpretação do Auto e os áudios (…) ajuda-os a perceber por causa da entoação.» / «(…) tinha os significados dos versos, eles chegavam lá mais rápido.» (em relação aos vídeos) / «os jogos resultam muito bem e até, para consolidação.» / «Aparece o relatório no final.» (referência ao resumo com feedback de desempenho nos vídeos interativos) / «(…) prestam-se muito a um trabalho autónomo de um miúdo que queira realmente aprender (…) lhe permite consolidar aquilo que já aprendeu» / «Aquela parte que tem as perguntinhas… São muito boas.» (referência às propostas na secção «Reflete») / «Resulta muito bem a parte de ter uma ponte e uma ligação para fechar» (referência a propostas da secção «Explora») / «A presença de música em alguns recursos foi muito importante» (fator de envolvimento) / «É Gráfico 3 – Atividades que ajudam a aprender (alunos)
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==