Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 18 Introdução No âmbito do projeto “Em Defesa do Oceano”, cujo principal objetivo é promover a literacia do Oceano nos alunos, o cluster de Cidadania e Desenvolvimento do #EEC@ dinamizou, até ao momento, vinte webinários, dedicados a esta temática. O presente estudo, realizado entre janeiro de 2022 e março de 2023, tem como ponto de partida a questão: Os webinários do projeto “Em Defesa do Oceano” têm contribuído para o desenvolvimento da literacia do Oceano nos alunos participantes?” Deste modo, os objetivos que guiaram este estudo foram: ▪ Conhecer a perceção dos alunos e dos professores participantes em relação ao contributo dos webinários para a promoção da literacia do Oceano. ▪ Obter informações sobre a perspetiva dos alunos e dos professores participantes relativamente à importância dos webinários como recursos educativos de apoio ao desenvolvimento da atividade de role play do Projeto “Em Defesa do Oceano”. Para a recolha de dados, foram utilizadas tanto técnicas quantitativas, designadamente a aplicação de inquérito por formulário a alunos participantes e análise documental de registos de inscrição nos webinários, como técnicas qualitativas, nomeadamente a entrevista semiestruturada a professores colaboradores. Considerações teóricas O nosso Oceano global é a característica que define o nosso planeta. Permite que a Terra seja habitável, influencia o clima e suporta uma grande diversidade de vida e de ecossistemas. Embora em grande parte inexplorado, a conexão entre o Oceano e os seres humanos é inegável. Estas ideias são a base do que se tornou um esforço internacional para incrementar a literacia do Oceano, isto é, contribuir para que cada um compreenda a influência que o Oceano tem em nós e a influência que nós temos no Oceano. (Halversen et al., 2021). A definição de Literacia, os Princípios Essenciais e os Conceitos Fundamentais do Oceano foram desenvolvidos através de um processo de construção de um consenso em toda a comunidade, incluindo centenas de cientistas, educadores e decisores políticos, sobre o que cada indivíduo deve entender sobre

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