Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 179 Porém, centram-se em constrangimentos como, por exemplo, a rigidez da organização das escolas, a falta de equipamentos tecnológicos, que não facilitam modalidades de utilização dos RED verdadeiramente transformadoras de práticas, a extensão do currículo e o tamanho das turmas: «Turmas mais pequenas corre muito melhor (…)» / «Extensão do programa de 9.º ano dificulta muito esse tipo de trabalho (…)» / «Se a nossa estrutura de escola está preparada para isso, não está.» B - Adequação/validade dos RED Dados de inquérito aos alunos O gráfico 2 representa a distribuição das respostas dos alunos no que se refere às finalidades para que os RED são mais adequados. Retiramos da sua leitura a conclusão de que a grande maioria dos alunos (53,7% + 41,5%) reconhece a adequação dos recursos a objetivos como o de rever e aprofundar matéria já estudada. Relativamente à linguagem utilizada nos recursos, os alunos reconheceram que as instruções e a linguagem são adequadas, tendo facilidade em ler e interpretar, pois numa escala de 1 a 4 (sendo 1 - «discordo completamente» e 4 – «Concordo completamente»), 51,2% dos alunos escolheram o ponto 4 e 46,3% o ponto 3 da escala. A grande maioria dos alunos reconheceu também que os recursos propõem atividades variadas, que enriquecem a interpretação da obra, com 51,2% dos alunos a escolherem o ponto 4 da escala e 46,3% o ponto 3. Gráfico 2 – Objetivos para utilização dos recursos da plataforma (alunos)

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