Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 178 dificuldade dos recursos (baixo ou alto)», 16% referiram também «Realização das tarefas em autonomia, sem professor a orientar» e «Navegação na página». Durante as entrevistas, as professoras avaliaram positivamente os RED utilizados, destacando a sua utilização preferencial em contexto de autonomia e fora da aula, devido às condições tecnológicas deficientes da escola e pelo facto de os recursos recorrerem a vídeos e áudios que não são de fácil mobilização no espaço da sala de aula tradicional. A - Potencial de inovação: constrangimentos e oportunidades Dados de inquérito aos alunos Quanto às melhores formas de utilização dos recursos, 65,9% dos alunos selecionaram «Em sala de aula, com a professora a expor e a orientar» e logo a seguir «Em casa, de forma autónoma e livre» (63,4%). Porém, já valorizam utilizações mais inovadoras e centradas no aluno, como «Em sala de aula em atividades de pequenos grupos, com telemóvel ou PC» (31,7%) e «Em sala de aula, de forma individual, com telemóvel ou PC» (29,3%). Dados de entrevista às professoras As professoras referem a importância de formas de trabalho mais centradas no aluno e na tarefa, como o trabalho de grupo, de pesquisa, os projetos em DAC (Domínios de Autonomia Curricular), apoiados em recursos digitais ou não, e reconhecem oportunidades na utilização dos RED para inovar pedagogicamente: «Lá está, aí os recursos digitais podem ser uma das ferramentas.» Gráfico 1 – Metodologias de utilização da plataforma (alunos)
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==