Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 177 da plataforma. Responderam ao inquérito um total de 41 alunos, sendo 23 do grupo A e 18 do grupo B. Quanto à tipologia de questões apresentada foram de três tipos: questões de resposta única, questões de resposta múltipla e questões com escalas de avaliação com 4 níveis (de 1 – Discordo completamente a 4 – Concordo completamente) G. Entrevista semiestruturada às professoras Conduzimos entrevistas semiestruturadas às duas professoras, com tópicos definidos com base nas questões orientadoras da pesquisa e nos eixos de análise anteriormente apresentados. As entrevistas foram gravadas em áudio, para posterior análise de conteúdo. Procurámos obter uma visão da utilização que deram à plataforma e aos recursos, das valorações que foram fazendo sobre as características dos recursos, assim como sobre os constrangimentos e oportunidades que encontraram no que diz respeito a aprendizagem apoiada em recursos digitais. Análise e interpretação dos dados Os dados recolhidos foram organizados em quatro categorias de análise: Quadro 2 – Categorias de análise Dentro destas grandes categorias, desdobrámos subcategorias para uma análise mais fina. Avaliação dos RED utilizados As principais vantagens de utilização dos RED da plataforma indicadas pelos alunos foram «diversidade dos recursos» (61% dos alunos), «Aprendizagem através de jogos» (58,5%), «Acesso gratuito» (58,5%) e ainda «Utilização autónoma em função dos meus interesses e objetivos» (44%). No que diz respeito a dificuldades, 43% dos alunos referiram «Condições tecnológicas na escola»; 27% consideraram «Grau de AVALIAÇÃO DOS RED UTILIZADOS MODALIDADES DE UTILIZAÇÃO DOS RED VALORAÇÕES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM COM RED VALORAÇÕES DAS PROFESSORAS EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM COM RED

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==