Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 174 sentido e significado às mesmas.» (COSTA, VIANA e CRUZ, 2011, p. 1614). Acrescentamos também que a conceção da tarefa é determinante para a aprendizagem e deverá incorporar um conhecimento dos processos cognitivos que se pretendem ativar. Trabalho de campo: opções metodológicas A. Contexto Desenvolveu-se um pequeno estudo de caso naturalista de tipo descritivo, seguindo a tipologia apresentada por Natércio Afonso (AFONSO, pp. 43-44 e 74-77), com uma abordagem interpretativa de dados qualitativos e quantitativos, a partir da aplicação e testagem de recursos selecionados da página #EEC@, em duas turmas de Português, com a colaboração de duas professoras. B. Amostra A opção por uma escola da Área Metropolitana de Lisboa atendeu a questões de conveniência geográfica. A seleção dos intervenientes obedeceu a dois critérios: adequação aos objetivos dos recursos a testar, no que diz respeito à disciplina – Português – e ao nível de ensino – 3.º ciclo, 9.º ano. Os alunos estão organizados em duas turmas, lecionadas por duas professoras: um grupo A com 24 alunos e um grupo B com 21 alunos, num total de 45 alunos. C. Técnicas e instrumentos de recolha de dados Tentámos garantir o princípio da triangulação de duas maneiras: ▪ modos de produção de dados com técnicas diversas - entrevista, inquérito por questionário e observação; ▪ diversificação dos fatores que influenciam essa produção: atores envolvidos no processo; espaços e circunstâncias de aplicação diferentes (aula expositiva e aula de trabalho em grupo, trabalho autónomo fora da aula). D. Caracterização dos RED aplicados Selecionou-se um conjunto de recursos relacionados com o estudo da obra de Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno, integrando estratégias diversificadas: vídeos interativos com animação e leitura expressiva do texto dramático, resposta a quiz com feedback contendo informação extensiva, gamificação (escape room e descoberta de puzzle), exercícios de compreensão do oral com podcast, leitura de infografia e

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