Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 17 Contributos para a promoção da literacia do Oceano: webinários do projeto “Em defesa do Oceano” Florbela Elias e Esperança Maria Neto Resumo No âmbito do projeto “Em Defesa do Oceano”, que tem vindo a ser dinamizado pelo #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@), ao longo dos anos letivos 2021|22, 2022|23 e 2023|24, com vista à promoção da literacia do Oceano no público escolar, foram construídos e disponibilizados na plataforma do #EEC@ um conjunto de recursos educativos: webinários dedicados ao tema do Oceano e sua preservação, uma proposta de atividade de role play (ou jogo de papéis) e recursos educativos digitais sobre a temática. O estudo de caso que aqui se apresenta pretende analisar o contributo dos webinários realizados no âmbito do Projeto “Em Defesa do Oceano”, entre janeiro de 2022 e março de 2023, para a promoção da cidadania ambiental, mais concretamente, da literacia do Oceano e como apoio ao desenvolvimento do role play. A recolha de dados de análise documental foi feita através de instrumentos de recolha de dados de análise documental, inquérito por questionário, aplicados a alunos de três agrupamentos de escolas, um da região metropolitana de Lisboa, outro da região norte e outro da região sul, e entrevista semiestruturada a três professores. Constatou-se que os webinários, através das temáticas que abordaram, não só trouxeram novas aprendizagens, como sensibilizaram os participantes para os problemas que afetam o Oceano e motivaram-nos para a sua proteção, dando deste modo um contributo para a promoção da literacia do Oceano. Constituíram também um suporte bastante importante para professores e alunos envolvidos na preparação do role play. Palavras-chave: #EstudoEmCasa Apoia | Oceano | Projeto Em Defesa do Oceano| Role play | Webinário.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==