Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 169 ▪ As propostas de reflexão e de integração de saberes inter e transdisciplinares apresentadas nos recursos são valorizadas por professores e alunos no desenvolvimento de aprendizagens significativas? ▪ Professores e alunos valorizam as ferramentas de autoavaliação e o tipo de feedback presentes nos recursos como fazendo parte do processo de aprendizagem autónoma? ▪ Alunos e professores valorizam a utilização autónoma dos recursos fora das aulas? Qual o papel/importância do professor nessa aprendizagem autónoma? Qual o papel dos alunos? ▪ Os recursos utilizados produziram algum tipo de reflexão no sentido de mudanças metodológicas e inovação pedagógica? EIXOS DE INVESTIGAÇÃO • Aprendizagem em contexto de sala de aula (dirigida e autónoma). • Aprendizagem fora da sala de aula. Quadro 1 – Matriz de investigação Enquadramento teórico e metodológico Quadro conceptual Segue-se a definição breve de alguns conceitos que determinam o ponto de vista da pesquisa: aprendizagem autónoma; aprendizagem significativa; RED inovadores/transformadores e metodologias ativas centradas no aluno e na tarefa. A. Aprendizagem autónoma A autonomia não nasce com o aluno, é fruto de aprendizagem e treino e pode (ou deve) ser objeto de ensino explícito, com rotinas próprias. Por outro lado, a autonomia, para além de ser «conteúdo» de aprendizagem, é também estratégia de aprendizagem que tem vindo a ser fortemente valorizada no mundo atual, mais fragmentado e incerto, recheado de possibilidades que exigem a cada sujeito o poder da escolha crítica e responsável. Como referem COSTA, VIANA e CRUZ (2011, p.1610): Para além da simples aquisição de saberes exige-se hoje que sejamos capazes de acompanhar os processos de mudança, inovação e progresso da sociedade em que estamos inseridos. Uma sociedade que privilegia a flexibilidade, por exemplo em termos de exercício da atividade profissional, e idealiza um cidadão com grande autonomia e capacidade de decisão, responsável pela sua própria formação, de modo continuado, ao longo da vida. Um indivíduo, por outro lado,
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==