Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 168 Definimos dois objetivos iniciais: • verificar empiricamente a validade do conjunto de recursos selecionados, no domínio da Educação Literária em Português e, se necessário, proceder a ajustamentos; • descrever as valorações dos intervenientes relativamente ao potencial desses recursos educativos digitais (RED) para uma aprendizagem autónoma e significativa em contexto de inovação e mudança. Foi mobilizado um conjunto de vários RED que, apesar de independentes, funcionam em sequência e propõem-se apoiar a aprendizagem no domínio da Educação Literária, na disciplina de Português, como já referimos, incidindo, em particular, sobre uma das obras para leitura orientada no 9.º ano – Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. A problematização inicial fez surgir como hipótese a investigar a seguinte questão: • Os RED sobre a obra de Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno, disponíveis na plataforma #EEC@, podem promover a aprendizagem autónoma e significativa, centrada no aluno e na tarefa? A partir dessa questão inicial, foi construída a seguinte matriz de pesquisa. PROBLEMA / HIPÓTESE Os RED sobre a obra de Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno, disponíveis na plataforma #EEC@, potenciam uma aprendizagem autónoma e significativa, mais centrada no aluno e na tarefa? QUESTÕES ORIENTADORAS DA PESQUISA ▪ Qual o grau de envolvimento dos alunos na concretização das tarefas propostas nos recursos? Como as realizam? Há evidências de rotinas de aprendizagem autónoma? ▪ Os alunos revelam facilidade/dificuldades na interação e navegação na página? ▪ As tarefas/atividades estimulam e envolvem os alunos no processo? A que tarefas aderem melhor? ▪ Os recursos são percecionados como adequados no que diz respeito a grau de dificuldade, linguagem utilizada, duração, extensão?

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==