Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 167 Inovação e mudança: o papel dos RED. Exemplo com uma peça de Gil Vicente Palmira Paiva Resumo Este estudo pretende validar empiricamente uma sequência de recursos educativos digitais (RED), no domínio da Educação Literária, em Português, disponíveis na plataforma #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@) e descrever valorações de alunos e professores relativamente ao potencial desses recursos para a aprendizagem autónoma e significativa num contexto de mudança. Selecionou-se uma amostra de 45 alunos e duas professoras e procedeu-se a uma recolha de dados quantitativos e qualitativos através de observação participante, inquérito por questionário a alunos e entrevistas semiestruturadas às professoras. Os dados relativos à aplicação dos RED, em contextos e espaços distintos, com objetivos e metodologias diversos, validam a sua adequação e o seu potencial para aprendizagem autónoma e significativa em trabalho colaborativo e inter/transdisciplinar. As professoras reconhecem o potencial de inovação pedagógica dos RED testados, como facilitador do trabalho didático e da aprendizagem autónoma dos alunos. Porém, focam-se em constrangimentos que sentem fora do seu controlo: a organização institucional de tempos e espaços escolares, a dimensão dos currículos e a formatação dos alunos numa cultura pedagógica assente em rotinas de exposição/receção. Os alunos atribuem importância aos RED como fator motivacional e como promotor de autonomia, estão confortáveis em ambiente digital, mas são ainda muito dependentes de estímulos externos, como a competição lúdica e a recompensa. Há evidências de necessidade de um ensino explícito da autonomia e de competências de autorregulação. Palavras-chave: Recursos Educativos Digitais| Aprendizagem Autónoma| Aprendizagem Significativa| Educação Literária| Metodologias Ativas. Introdução A experiência que aqui relatamos baseou-se na testagemde um conjunto de recursos digitais, disponíveis na plataforma #EEC@ no contexto de duas turmas de 9.º ano de Português, numa escola do Ensino Básico da Região Metropolitana de Lisboa.

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