Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 162 As evidências que resultam de observação direta, gravação de ecrã e materiais criados pelos alunos revelam que estes gostaram da atividade, manifestaram motivação e foram autónomos durante o seu processo de aprendizagem. Sendo alunos do 8.º Ano tiveram, também, oportunidade de autoavaliar as aprendizagens sobre a “Arte do Renascimento”; de diagnosticar o seu conhecimento da História local - “Aprendizagens e Património - A Mundet no contexto económico e social do Estado Novo” e de desenvolver competências de cidadania, no que se refere à importância de defesa da paz e da democracia, através de escape rooms sobre a Segunda Guerra Mundial e a ditadura do Estado Novo. Desenvolveram, ainda, competências digitais, de pesquisa e tratamento de informação, de trabalho colaborativo e de autonomia. Tudo isto, através da plataforma digital do projeto #EEC@. Quanto à funcionalidade da plataforma, esta não revelou problemas de utilização, exceto no processo de registo dos alunos, no entanto, esse facto não impediu a sua utilização. Verificou-se, também, que o #EEC@ pode constituir-se como um instrumento promotor de parcerias, otimizando o trabalho dos professores no terreno, excelentes intermediários para o objetivo final de promoção da autonomia dos alunos no processo de recuperação e/ou enriquecimento das suas aprendizagens. Não estando inicialmente planificado, foi possível observar um grupo de 6 alunos do 6.º Ano a explorar recursos disponíveis na plataforma do projeto #EEC@. Os alunos encontravam-se fora do grupo turma que, por sua vez, estava ausente em visita de estudo. Manifestaram curiosidade na aula que estava a decorrer e foram integrados na mesma, acompanhados pela professora e orientados para a sua área de interesse. Observou-se grande entusiasmo e interesse nas aprendizagens. O grupo apresentou-se muito dinâmico na exploração dos recursos e manteve um nível elevado de interesse pela plataforma durante o decorrer de toda a aula. Numa futura investigação poderia ser feita uma análise mais profunda da tendência revelada pelos alunos para não realizar a leitura e visualização da informação-extra disponível nos recursos da plataforma digital. O objetivo seria o de construir caminhos de otimização desta plataforma cuja maisvalia é reforçada pelo facto de constituir uma plataforma de recursos educativos digitais abertos (RED).

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