Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 161 Neste contexto de tendência para preferirem metodologias ativas, foi possível observar que, entre elas, se encontra a gamificação. Os resultados obtidos colocam em evidência que a gamificação, na forma de escape room, integrada nos RED disponíveis na plataforma digital de aprendizagem do #EEC@ e aplicados por esta equipa, permite aumentar os níveis de motivação e envolvimento dos alunos. Esta evidência encontra-se em sintonia com a literatura atual sobre esta metodologia: “Uma das características da gamificação que explica o seu sucesso e seu impulso ao longo dos últimos anos é o facto de motivar o jogador. A motivação é, de longe, o principal fator que compele a ação e esta questão é constantemente abordada em todos os estudos e trabalhos académicos que abordam a gamificação. (Kapp, 2012; Werbach & Hunter, 2012; Burke, 2014; Araújo, 2016; Alsawaier, 2017; Ferreira, 2019; Queirós e Pinto, 2022)”. (Cabral, 2022, p. 17) No entanto, “Esta é uma técnica recente e, apesar de se encontrar associada ao aumento da motivação e do rendimento escolar, investigações acerca da gamificação educativa ainda são escassas e encontramse, por vezes, dispersas entre áreas, como a educação e a tecnologia” (Ratinho, 2021, p. 3). A tendência revelada pelos alunos para não realizar a leitura e visualização da informação extra disponível no recurso, mesmo quando confrontados com dificuldade na progressão da aprendizagem/atividade, confirma a necessidade de reforçar uma abordagem de tipo Microlearning na construção de RED cujos benefícios incluem, em resumo: melhor retenção de conceitos, motivação dos alunos, aprendizagem colaborativa, incremento da capacidade de aprendizagem e do desempenho (Leong et al., 2020, p. 89) Deste modo, também será aumentada a probabilidade de os alunos utilizarem a plataforma digital do #EEC@ em trabalho autónomo e, em simultâneo, serão introduzidos processos mais eficazes de diferenciação pedagógica. Considerações Finais O modo como os alunos interagiram com as propostas de trabalho e os resultados do estudo permitem inferir que a plataforma digital do #EEC@ constitui um instrumento promotor de enriquecimento e/ou recuperação de aprendizagens.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==