Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 160 d) Os alunos realizam uma navegação intuitiva pelos recursos e sem problemas. Observou-se que, quando confrontados com alguma dificuldade em progredir na atividade, recorreram em primeiro lugar ao colega do lado e só depois ao professor. Revelaram tendência para não realizar a leitura e a visualização da informação extra disponível no recurso. e) A motivação dos alunos foi uma constante durante as atividades, verificando-se manifestações de entusiasmo, de entreajuda e de alegria, na descoberta da aprendizagem. Uma evidência da motivação foi o facto de não desistirem perante as dificuldades e/ou obstáculos como, por exemplo, quando o grau de dificuldade aumentou, com o desafio de realizarem um escape room sobre aprendizagens de 9.º Ano (batalhas da II Guerra Mundial e/ou Estado Novo), cujo progresso exigia um código que se obtinha apenas com as opções corretas. Observou-se que não desistiam quando atingiam a possibilidade de registo do código e não o sabiam, porque tinham progredido sem estarem atentos. Por iniciativa própria, tentavam refazer o exercício com mais atenção de modo a proceder à descodificação. f) Receberam com entusiasmo a possibilidade de serem eles a criar um escape room. Apenas um aluno manifestou ter conhecimento da ferramenta que utilizámos, o Genially, mas após a apresentação e explicação do processo e com alguma orientação obtiveram o sucesso esperado numa primeira abordagem à construção de um quiz utilizando um modelo-base. Esta atividade permitiu, também, com exemplos práticos, salientar a importância do respeito pelos direitos de autor cuja importância os alunos compreenderam. g) Verificou-se que o entusiasmo dos alunos na realização da tarefa de construção de materiais pedagógicos aumentou, mais ainda, quando receberam a informação da possibilidade dos seus materiais virem a ser disponibilizados, após validação científica e digital, na plataforma do #EEC@. Os resultados obtidos através da operacionalização de recursos pedagógicos de História, para a questão de estudo, “A plataforma digital do #EEC@ constitui um instrumento promotor de enriquecimento e/ou recuperação de aprendizagens?”, colocam em evidência a tendência dos alunos para preferirem atividades que permitam uma aprendizagem ativa. Esta tendência encontra-se em sintonia com a operacionalização de RED efetuada pela equipa do #EEC@ e com a literatura atual: “As metodologias ativas são caminhos para avançar para um currículo mais flexível, mais centrado no aluno, nas suas necessidades e expectativas” (Moran, 2013, p. 1).
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