Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 157 Na segunda fase da atividade, foi lançado o desafio intitulado “Aprendo mais se for autor… Construção de um quiz, jogo ou escape room”. A aula tinha como objetivo promover o enriquecimento de diversas aprendizagens. Num primeiro momento, através do escape room de exploração obrigatória, os alunos foram desafiados a responder a questões que permitiam recuperar, numa simulação de um museu assaltado, após resposta correta, obras de arte do Renascimento. Este conteúdo tinha sido explorado, anteriormente, pelo professor da disciplina de História, pelo que o exercício constituiu um reforço ou recuperação de aprendizagens. O segundo momento visava promover a aprendizagem por descoberta através da resolução de enigmas/questões relativas a temáticas que não fazem parte das aprendizagens essenciais da disciplina de História do 8.º ano, mas sim do 9.º ano. A escolha das temáticas “II Guerra Mundial” e “Estado Novo” prende-se com o facto de os alunos do 3.º ciclo revelarem grande interesse pelas mesmas, muito antes da sua abordagem curricular. Tendo sido apresentadas em formato de escape room, permitiam um primeiro contacto com informação e descoberta de soluções que potenciavam a aprendizagem por tentativa/erro. A escolha da temática “Mundet” teve como objetivo a promoção da aprendizagem de História local e regional, também disponível na plataforma digital do #EEC@. Por fim, num terceiro momento, pretendeu-se promover uma atividade em que o aluno fosse o protagonista de todo o processo de construção do conhecimento. Colocar o aluno no centro da sua aprendizagem e desenvolver a sua autonomia foi o fio condutor desta intervenção da equipa do #EEC@. Nesse sentido, os alunos foram desafiados a construir os seus próprios materiais pedagógicos “Aprendo mais se for autor… Construção de um quiz, jogo ou escape room”, após uma breve orientação sobre o processo de planificação, recolha de informação, fontes e direitos de autor. A ferramenta utilizada foi o Genially, por se tratar de uma ferramenta gratuita e de fácil utilização. Os alunos foram, também, desafiados a criar recursos que, após validação, podem ser alocados à plataforma digital do #EEC@. Resultados e discussão A observação realizada pela professora do projeto #EEC@ envolvida na dinamização da aula permitiu verificar o que a seguir se expõe. a) A plataforma digital do #EEC@ constitui um instrumento promotor de enriquecimento e/ou recuperação de aprendizagens, no caso de operacionalização de recursos pedagógicos de História, pois foi possível observar que se trata de uma proposta motivadora para os alunos. Promoveu um ensino

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