Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 156 promotor de enriquecimento e/ou recuperação de aprendizagens? Questão em estudo centrada na operacionalização de recursos pedagógicos de História. O estudo, de natureza eminentemente qualitativa, recorreu a uma estratégia mista: de estudo de caso, por um lado, com a recolha de dados anónimos junto dos alunos com gravação de ecrãs e vídeo. Por outro lado, a estratégia envolveu também uma dimensão etnográfica, com a observação participante da professora envolvida na dinamização da aula e o seu relato, orientado por um guião pré-concebido: a) as suas perceções acerca do ensino que promoveu naquela aula, b) a pertinência da atividade – conteúdos e estratégias – para o público em questão, c) o grau de dificuldade dos recursos, d) a usabilidade dos mesmos na sua dimensão digital e e) a motivação dos alunos. Os 18 alunos do 8.º Ano inscritos na aula “Escape room - Historiadores em ação” foram divididos em dois grupos: o grupo A, constituído por sete alunos, e o grupo B, constituído por onze alunos. O primeiro grupo realizou a atividade na Biblioteca Escolar e o segundo grupo na sala de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), devido a questões logísticas e para melhor controlo das variáveis. Em cada uma das salas, os alunos foram acompanhados por um professor em permanência, enquanto a professora da equipa do #EEC@ circulou entre as duas salas para realizar observação e para dar apoio quando solicitado. Em ambas as salas foram recolhidas imagens gravadas dos ecrãs dos computadores utilizados pelos alunos durante a execução dos exercícios. Esta captura de imagem constituiu um auxiliar à observação realizada pela professora e permitiu uma análise, a posteriori, da navegação do aluno pela plataforma e no recurso. A atividade “Escape room - Historiadores em ação” teve a duração de 90 minutos e foi operacionalizada em duas fases, ambas em ambiente digital. Na primeira fase, constituída por duas etapas, foi explorado o escape room “Arte do Renascimento” de realização obrigatória e, num segundo momento, foi proposta a seleção de um escape room de um conjunto de sete: “Aprendizagens e Património - A Mundet no contexto económico e social do Estado Novo”, “II Guerra Mundial: Batalha de Westerplatte”, “II Guerra Mundial: Batalha de França”, “II Guerra Mundial: Batalha de Inglaterra”, “II Guerra Mundial: Batalha do Atlântico”, “II Guerra Mundial: Pearl Harbor”e “Estado Novo”.

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