Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 155 dinâmicas internas do AE, nomeadamente a apresentação da proposta de parceria do #EEC@ ao Conselho Pedagógico, deu-se início à colaboração da equipa #EEC@ com a equipa pedagógica do 8.º ano da Escola. A proposta do #EEC@de uma aula baseada na operacionalização de recursos de aprendizagem disponibilizados na plataforma do projeto #EEC@, como se observa na imagem 1, visava a exploração, em ambiente digital, de duas das oito propostas de atividades em formato “Escape Room”, uma obrigatória e outra de escolha livre, nas quais os alunos são convidados a pesquisar informação e decifrar enigmas para atingirem um objetivo final. Imagem 1 – Captura de imagem da plataforma digital do projeto #EEC@ Esta proposta do #EEC@ visava, ainda, desafiar os alunos a experimentar estratégias pedagógicas motivadoras de uma aprendizagem ativa, na qual são os próprios alunos os construtores do conhecimento, através da criação de materiais pedagógicos que seriam, posteriormente, disponibilizados na referida plataforma. No dia 27 de janeiro de 2023, uma equipa do Projeto #EEC@ dirigiu-se à Escola para trabalho colaborativo presencial com a equipa de docentes de 8.º ano desta instituição. De modo a perceber a forma como os alunos interagem com as propostas de trabalho integradas nos RED no repositório do projeto #EEC@, levantou-se uma questão de investigação sobre a experiência vivida pelos envolvidos nessa aula específica: a plataforma digital do #EEC@ constitui um instrumento

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==