Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 154 no Programa de iniciativa governamental TEIP, que têm no trabalho colaborativo em rede um pilar do seu funcionamento. Estas, segundo a direção Geral de Educação (DGE), localizam-se “em territórios social e economicamente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais desse programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.” No sentido de experimentar estratégias pedagógicas que promovam a motivação dos alunos para a aprendizagem, estas escolas envolvem-se frequentemente em projetos de natureza diversificada com outros parceiros ou adotam novos projetos, adaptando-os às suas realidades. A sinergia entre o #EEC@ e uma escola TEIP da Área Metropolitana de Lisboa, concelho do Seixal, distrito de Setúbal (de ora avante designada Escola), resultou na aplicação e testagem de RED de História, numa turma de 8.º ano, com o objetivo de perceber a forma como os alunos interagem com as propostas de trabalho integradas nos Recursos Educativos Digitais (RED) no repositório do projeto #EEC@. Levantouse uma questão de investigação sobre a experiência vivida pelos envolvidos nessa aula específica e que justificou a realização deste estudo: a plataforma digital do #EEC@ constitui um instrumento promotor de enriquecimento e/ou recuperação de aprendizagens? A investigação centrou-se na operacionalização de recursos pedagógicos de História. Métodos e materiais Os conteúdos e estratégias selecionados tiveram como fundamento o público em questão, constituído por alunos de 8.º ano, de uma escola TEIP, que evidenciam fragilidades nos domínios da “Leitura e interpretação”; “Compreensão e Raciocínio” e/ou ao nível da motivação e interesse pelas atividades que são desenvolvidas. Neste estudo, participaram 18 alunos, numa aula “Escape Room – Historiadores em ação”, dinamizada pelo #EEC@. O processo teve início com os contactos realizados pela professora de História da equipa do #EEC@ junto da direção do Agrupamento de Escolas (AE) e de um professor da equipa pedagógica do 8.º ano da mesma instituição. Seguiram-se reuniões de trabalho entre o grupo do #EEC@, composto pela coordenadora da equipa #EEC@, acompanhada por duas professoras que iriam implementar a atividade, e o grupo da Escola, constituído pela diretora do respetivo AE e por um professor da equipa pedagógica do 8.º ano da mesma instituição. Após o processo de aprovação, que resultou do desenvolvimento das
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