Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 150 no grupo turma e/ou em atividades de pequeno grupo. Um dado que parece relevante é o facto de uma parte significativa dos alunos revelar que gostaria de usar a plataforma para realizar o trabalho de casa indicado pelo professor. Pode-se inferir que a plataforma #EEC@ constitui um instrumento promotor do trabalho autónomo do aluno fora da sala de aula, indo ao encontro do fundamento da criação deste projeto pela tutela. Pode-se inferir que o ponto forte da plataforma #EEC@ é a possibilidade de “poder aprender através de jogos”. Ainda na visão dos alunos, a maior dificuldade que sentiram na utilização da plataforma #EEC@, “não consigo fazer as tarefas sozinho”, levanta duas questões que deveriam ser futuramente estudadas: “A dificuldade de realizares as tarefas sozinho deve-se a seremmuito difíceis?” e “A dificuldade de realizares as tarefas sozinho deve-se a não estares habituado a trabalhar sem ajuda?”. Duas questões que poderão esclarecer, respetivamente, se a dificuldade se prende com o grau de dificuldade dos RED alocados na plataforma ou com a falta de autonomia dos alunos. Na visão do professor da turma, um utilizador regular da plataforma #EEC@, os RED desta plataforma são uma mais-valia, sobretudo quando utilizados para introduzir novos conteúdos/aprendizagens, proceder à recuperação de aprendizagens, avaliar e incentivar a autonomia. A plataforma #EEC@ tem como pontos fortes a diversidade nos modos de aprendizagem, o que constitui um potencial para a diferenciação pedagógica. O professor assinalou, ainda, a relevância de promover a autonomia dos alunos, a entreajuda e colaboração, de forma clara. A observação permitiu confirmar o interesse dos alunos pelos exercícios Microlearning e em específico de gamificação. Como desconheciam a plataforma, o facto de apresentaremum nível médio de facilidade na navegação, com apoio dos professores, pode ser indicativo de que a plataforma é fácil de usar, que é user-friendly. No entanto, este aspeto carece de estudo com maior profundidade, sobretudo no que diz respeito à utilização autónoma por parte do aluno. Um outro aspeto que deve ser futuramente abordado é a forma como a plataforma #EEC@ poderá ser um instrumento facilitador do desenvolvimento de competências de comunicação escrita, pois são preocupantes as dificuldades reveladas nos exercícios que solicitavam esta competência, mesmo com grande apoio composto por informação disponível no RED e dos professores na sala de aula.

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