Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 146 No questionário tinha sido prevista a possibilidade de nos depararmos com estes dados, pelo que foram elaboradas questões que visavam diagnosticar as intenções dos alunos relativamente à utilização da plataforma #EEC@. Após terem vivenciado a experiência de aprendizagem com os RED da referida plataforma, verifica-se uma intenção de utilização da plataforma maioritariamente em sala de aula, no grupo turma e/ou em atividades de pequeno grupo. Uma parte significativa dos alunos (55,5%) revela que gostaria de usar a plataforma para realizar o trabalho de casa indicado pelo professor (imagem 9). Imagem 9 – Captura de imagem da recolha de dados anónimos junto dos alunos sobre a atividade Colocada a questão sobre a utilidade da plataforma #EEC@, 100% dos alunos optaram pela de “poder aprender através de jogos”, seguida da preferência pela de “conseguir trabalhar em conjunto com os colegas”. Quanto à possibilidade de autonomia proporcionada pelos RED da plataforma, só 44,4% dos alunos a consideram relevante. Para além das hipóteses sugeridas, um aluno assinalou a de “poder aprender mais” (imagem 10). Imagem 10 – Captura de imagem da recolha de dados anónimos junto dos alunos sobre a atividade
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==