Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 144 mobilizaram toda a sociedade liderada por D. João I. As aprendizagens essenciais a alcançar com este recurso são: “referir as principais condições e motivações da expansão portuguesa”; “demonstrar a importância que o poder régio” e “os diversos grupos sociais tiveram no arranque da expansão portuguesa” e “identificar/aplicar o conceito de navegação astronómica”. Na 1.ª etapa do RED, os alunos foram convidados a observar um vídeo sobre as condições da prioridade portuguesa na expansão europeia (imagem 5), de modo a recuperarem estas aprendizagens e a prepararem a atividade seguinte de elaboração de uma tabela-síntese das condições que permitiram o referido pioneirismo (imagem 6). Este exercício é acompanhado de informação extra de apoio à resolução e permite o feedback imediato. Imagem 5 – Exploração de um vídeo do RED “Sintetizar aprendizagens – motivações e condições da expansão portuguesa”, da plataforma #EEC@ Imagem 6 – Construção de tabela-síntese no RED “Sintetizar aprendizagens – motivações e condições da expansão portuguesa”, da plataforma #EEC@
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==