Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 143 Imagem 3 – Construção de um mapa no RED “O Mundo conhecido pelos europeus no final do séc. XIV – início do séc. XV”, da plataforma #EEC@ Para estimular a reflexão e a comunicação, os alunos foram desafiados a elaborar uma síntese que também permite o feedback imediato e o reforço da aprendizagem através de um modelo de resolução (imagem 4). A pensar na diferenciação pedagógica e numa perspetiva passado/presente, foi colocada à reflexão o efeito que o desconhecido exerce sobre o comportamento humano, especificamente através da consulta de sites sobre exploração espacial na atualidade. Os alunos tiveram, por último, a possibilidade de explorar outros RED da plataforma #EEC@ elencados na secção “E Agora…”. Imagem 4 – Construção de uma síntese no RED “O Mundo conhecido pelos europeus no final do séc. XIV – início do séc. XV”, da plataforma #EEC@ Na segunda aula, foi explorado o recurso “Sintetizar aprendizagens – motivações e condições da expansão portuguesa”. Com este recurso, pretendia-se que os alunos trabalhassem competências de comunicação e de síntese de aprendizagens relativas à identificação das condições que permitiram a prioridade portuguesa na expansão europeia do séc. XV e também em relação às motivações que

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==