Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 141 São alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, sobretudo medidas de diferenciação pedagógica e medidas de acomodações curriculares. Nas reuniões referidas anteriormente, foram selecionados os dois RED a aplicar na testagem, a partir dos que se encontravam disponíveis na plataforma #EEC@. A seleção teve como critério o conteúdo educativo digital dos RED, pois estes seriam utilizados numa estratégia de avaliação formativa e de recuperação e/ou enriquecimento de aprendizagens que tinham sido exploradas pelo professor de História na aula anterior à sua aplicação. De seguida, foram planificadas as duas aulas que tiveram, no total, a duração de 90 minutos. Tendo em conta as caraterísticas do grupo-turma, esta atividade de parceria entre o #EEC@ e a Escola também teve como fundamento a necessidade de desafiar os alunos a experimentar estratégias pedagógicas motivadoras assim como promover a participação e a aprendizagem ativa. A testagem de RED realizou-se no dia 27 de fevereiro de 2023 com o grupo-turma de 14 alunos, a professora dinamizadora da atividade e o professor de História da turma. O grupo ocupou o espaço de uma sala de aula e todos os alunos tiveram acesso à plataforma #EEC@ para realizar a atividade. As duas aulas tinham como objetivos promover a autorregulação do conhecimento através da avaliação formativa e a recuperação e/ou enriquecimento de aprendizagens. Na primeira aula, foi explorado o recurso “O Mundo conhecido pelos europeus no final do séc. XIV – início do séc. XV”. Os alunos foram desafiados a descobrir que conhecimento geográfico tinham do mundo os europeus dos séculos XIV e XV e a comparar o seu próprio conhecimento do mundo com o desses europeus. As aprendizagens essenciais a alcançar com este RED são: “identificar o mundo conhecido pelos europeus no séc. XIV-XV"; “compreender o papel da expansão portuguesa no alargamento do conhecimento do mundo” e “identificar/aplicar o conceito de cartografia”. Como se trata de um domínio cuja abordagem se inicia no 5.º Ano, o primeiro exercício, um quiz, questiona os alunos sobre essas aprendizagens, levando-os a perceber que muitas das aprendizagens têm um caráter de articulação vertical entre o 2.º e 3.º ciclos. O quiz foi também utilizado como forma de o aluno autoavaliar a sua aprendizagem e aceder a informação que lhe permitirá ter feedback imediato e aprender com o erro (imagem1).

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