Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 140 Neste estudo exploratório, descritivo e interpretativo, de âmbito qualitativo, foi seguida uma estratégia mista: por um lado, recolha de dados anónimos junto dos alunos através de um questionário e recolha de dados junto do professor da turma com aplicação de um questionário. Por outro, uma dimensão etnográfica, com a observação participante da professora do #EEC@, envolvida na dinamização das aulas, e o seu relato orientado por um guião pré-concebido: a) pertinência da atividade para o públicoalvo ao nível dos conteúdos e estratégias, b) grau de dificuldade dos RED, c) a operacionalização digital dos RED e d) motivação dos alunos. Foi efetuada uma testagem de dois recursos, operacionalizada em duas aulas de História, dinamizadas num Agrupamento de Escolas inserido no TEIP da Área Metropolitana de Lisboa, concelho de Oeiras. De salientar que as escolas TEIP, como é o caso da Escola em que se realizou esta testagem, segundo a Direção Geral de Educação (DGE), são escolas que se localizam “em territórios social e economicamente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais desse programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.” O grupo de alunos que fazem parte da turma do 8.º ano, onde foram aplicados os recursos de História, correspondem totalmente à população abrangida pelo território TEIP. Métodos e materiais O grupo participante neste estudo é constituído por 14 alunos que formam uma turma do 8.º Ano; pelo professor de História da referida turma e pela professora do #EEC@, que dinamizou as duas aulas de aplicação de dois RED de História alocados na plataforma #EEC@: “O Mundo conhecido pelos europeus no final do séc. XIV – início do séc. XV” e “Sintetizar aprendizagens – motivações e condições da expansão portuguesa”. O processo teve início com os contactos realizados pela professora de História da equipa do #EEC@ junto do professor de História da Escola, que já conhecia o projeto #EEC@ e a respetiva plataforma digital. Seguiram-se reuniões de trabalho entre os referidos professores, durante as quais se tomou a decisão de aplicar a testagem da plataforma, em específico dos RED de História, numa turma de 8.º ano, por constituir um grupo de alunos que revelam dificuldades de aprendizagem e com retenções no seu percurso escolar. Este insucesso na aprendizagem encontra-se associado a dificuldades de atenção/concentração e um déficit de empenho na realização da maior parte das atividades propostas.

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