Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 139 #EEC@: Aprendizagens em História com Recursos Digitais Luísa Lázaro Resumo Este artigo relata o estudo exploratório que foi realizado com o objetivo de perceber a forma como os alunos interagem com as propostas de trabalho da plataforma #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@). Foi efetuada uma testagem de dois recursos, operacionalizada em duas aulas de História, dinamizadas num Agrupamento de Escolas inserido no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da Área Metropolitana de Lisboa, concelho de Oeiras. Este é um estudo exploratório, descritivo e interpretativo de âmbito qualitativo, pretendendo-se retratar a visão dos alunos e professores relativamente à implementação de recursos da plataforma digital do projeto #EEC@ como um instrumento promotor de recuperação e/ou enriquecimento de aprendizagens. A estratégia de estudo utilizada foi mista: por um lado recolha de dados anónimos junto dos alunos através de um questionário e recolha de dados junto do professor da turma também com aplicação de um questionário. Por outro lado, uma dimensão etnográfica, com a observação participante da professora do #EEC@, envolvida na dinamização das aulas, e o seu relato orientado por um guião pré-concebido: a) pertinência da atividade para o público-alvo ao nível dos conteúdos e estratégias, b) grau de dificuldade dos Recursos Educativos Digitais (RED), c) a operacionalização digital dos RED e d) motivação dos alunos. Os resultados apontam para a confirmação da relevância do projeto e em particular da plataforma digital do #EEC@ como instrumento promotor de recuperação e/ou enriquecimento de aprendizagens, ocupando um lugar único como plataforma de recursos educativos digitais motivadores para os alunos, sobretudo devido à utilização de metodologias ativas. Palavras-chave: #EstudoEmCasa Apoia| História| Gamificação| Recursos Educativos Digitais| Escolas TEIP. Introdução Foi realizado um estudo exploratório com o objetivo de perceber de que modo os alunos interagem com as propostas de trabalho. Desta forma, colocou-se a questão de investigação que orienta este estudo: “a plataforma digital do #EEC@ constitui um instrumento promotor de recuperação e/ou enriquecimento de aprendizagens?”
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==