Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 136 uma média global de 80,03%. Um aluno não alcançou resultado positivo nesta avaliação, pelo que a professora analisará este caso de forma individualizada. Análise da entrevista Com a realização da entrevista, pretendeu-se recolher informação para obter dados precisos e relevantes sobre a questão em estudo: Qual o contributo da plataforma #EEC@ para a aprendizagem autónoma? A professora não conhecia a plataforma #EEC@ até ao momento da apresentação em aula. Desde então, refere que tem sido útil para consultar recursos e recolher informações atualizadas. Quanto à questão, se a plataforma #EEC@ estimula a aprendizagem autónoma, a professora refere que a variedade de recursos disponíveis é uma mais-valia e considera a plataforma muito intuitiva, o que permite uma exploração de forma autónoma. Quanto aos recursos que serviram de instrumento de aprendizagem e avaliação, considera que a diversidade de textos, imagens, vídeos e quizzes torna os conteúdos mais interessantes, o que permite que os alunos os compreendam melhor. Mais uma vez, refere que a exploração por parte dos alunos é intuitiva o que promove a autonomia. Considera muito relevante o facto de os dados utilizados na elaboração dos recursos serem atualizados, o que é uma mais-valia, pois os manuais estão completamente desatualizados para uma disciplina como Geografia. Quando questionada sobre se teve a perceção, visto que conhece bem os alunos, se estes gostaram de realizar esta atividade autónoma, refere que as experiências são diversificadas entre turmas. Uma turma, que normalmente apresenta excelentes resultados, esteve, mais uma vez, muito interessada e empenhada. A outra turma, e sobretudo porque tem alunos cuja língua materna não é o português, teve mais dificuldades. Considera que a dificuldade na compreensão da língua é logo o primeiro entrave para a autonomia e, portanto, a exploração dos recursos é mais difícil, pelo que tiveram mais dificuldades e não consideraram os recursos tão interessantes, o que, na ótica da professora, se prende com a dificuldade de compreensão da língua. No caso de alunos com necessidades educativas e cuja capacidade de autonomia émenor, a exploração dos recursos não é tão intuitiva e estes alunos revelaram mais dificuldades.

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