Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 135 Quando questionados sobre o acesso a esta plataforma, 26% consideraram que foi difícil aceder e 49% referiram ser difícil a navegação para encontrar o curso indicado. De salientar que 44% dos alunos colocaram a possibilidade de realizar mais cursos neste modelo. Quanto ao potencial dos recursos da plataforma moodle da DGE promoverem a autonomia no estudo, 5,7% consideraram que promovia “pouco”, 41,5% que promovia de forma adequada e 52,8% que é muito promotora da aprendizagem autónoma. Quanto aos recursos disponibilizados para a realização do curso, neste caso na disciplina de Geografia, e em relação à quantidade de informação contida, 2% dos alunos consideraram que era pouco adequada, 36% adequada e 62% muito adequada. Quanto à qualidade da informação contida nos recursos disponibilizados, nenhum dos alunos a considerou como fraca, 33% classificaram-na de qualidade razoável e 68% atribuiu-lhe muita qualidade. No que respeita à atualidade da informação, 6% dos alunos consideraram pouco atualizada, 34% atualizada e 60% bastante atualizada. No que respeita à clareza na transmissão da informação, 6% dos alunos classificaram-na como pouco clara, 45% consideraram que era clara e, com muita clareza, 49% (gráfico 3). Gráfico 3 - Análise dos recursos utilizados no MOOC Quanto à eficácia da aprendizagem autónoma através de um curso MOOC, pode-se concluir que a estratégia utilizada alcançou os objetivos propostos na medida em que os alunos finalizaram o curso com
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==