Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 134 os RED presentes na plataforma por livre iniciativa. Ao invés dos 28% que apenas utilizam os referidos recursos em aula ou como trabalho de casa se o professor indicar. Dos inquiridos, todos reconhecem a importância da autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Assumem igualmente que esta estimula e é estimulada pela responsabilidade, pela autodisciplina e pela autoconfiança, aspetos importantíssimos tanto para o sucesso académico e profissional como para a realização pessoal. Tentou perceber-se de que forma a autonomia era uma mais-valia da plataforma #EEC@ (gráfico 2). 89% dos inquiridos assinalaram pelo menos uma das opções do questionário “facilita a aprendizagem de forma autónoma” e “recursos podem ser usados de forma autónoma”. 60% referiram que a plataforma facilita a aprendizagem de forma autónoma e 56% consideram que os RED podem ser usados de forma autónoma. 44% dos inquiridos selecionaram as duas opções. Gráfico 2 – A plataforma #EEC@ como promotora da autonomia Podemos concluir que a plataforma, no que respeita ao estudo autónomo, atinge os objetivos a que se propõe, pois permite que cada aluno, ao seu ritmo e dependendo das suas necessidades, desenvolva de forma autónoma as aprendizagens. Para responder à questão do estudo, “Qual o contributo da plataforma #EEC@ para a aprendizagem autónoma? Uma experiência MOOC.” passamos a analisar a perceção dos participantes sobre os MOOC. Questionou-se os alunos sobre o funcionamento da plataforma da DGE, onde estão alocados os cursos em formato moodle, e foi-lhes solicitado que classificassem a informação contida nos recursos disponibilizados.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==