Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 133 Para responder à questão: “Os alunos aprendem de forma autónoma através da plataforma do #EEC@?”, optámos por fazer uma análise estatística dos dados obtidos através do inquérito. O objetivo é retirar conclusões que poderão orientar opções futuras. Este estudo assenta numa amostragem de 54 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos de idade, composto por 20 elementos do sexo masculino e 32 do sexo feminino (dois dos alunos não responderam a esta questão). Uma das primeiras questões procurava perceber se os alunos já conheciam a plataforma #EEC@. Constatou-se que, até à apresentação da mesma através da aplicação prática que serviu de base para este estudo, nenhum aluno a conhecia. Pode-se assim concluir que a plataforma #EEC@ necessita de uma divulgação mais eficaz e abrangente. Após tomarem conhecimento, 71% dos alunos referiram que passaram a utilizar a plataforma, sendo este dado francamente positivo para a promoção da aprendizagem dos alunos. Destes, 74,4% usa ocasionalmente, em função da necessidade, 15,4% usa semanalmente e 10,3% recorre à plataforma diariamente. Tendo em conta o género, observou-se que a utilização é maior no universo masculino, com 83% dos inquiridos a usar a plataforma enquanto nas raparigas a utilização é de 71%. Gráfico 1 – Utilização da plataforma #EEC@ em percentagem No que respeita à utilização da plataforma (gráfico 1), é de salientar que apenas um aluno referiu que não pretende continuar a utilizar. Foi possível concluir que 70% dos alunos que conheceram a plataforma a utilizam apenas em casa e/ou em casa e em aula, pelo que, se inferiu que estes alunos (70%) utilizam
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==