Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 132 precedências, para o poder concluir. O objetivo deste tipo de curso está no estímulo à autonomia e responsabilidade individual e na promoção da aprendizagem de conteúdos que sejam do interesse do próprio. Este tipo de curso é pensado para permitir acessos de forma massiva. É gratuito e totalmente online. Sendo aberto e massivo, não é obrigatória a presença de um tutor a acompanhar a realização do curso, estando assimpensado para que cada formando consiga de forma autónoma fazer o seu percurso. Assim, privilegiam-se estratégias que permitam a autocorreção e o feedback. Quem cria o curso, neste caso o professor responsável, disponibiliza as orientações e propostas de exploração de recursos e respetivo feedback. Segundo Teixeira, Miranda, Oliveira & Pinto (2018) “Os Massive Open Online Courses (MOOC) são cursos abertos disponibilizados online, sem custos para o utilizador e desenhados de forma a poderem ser escalados, permitindo um grande número de participantes” (p. 244). Assim, considerou-se que a estratégia de recorrer a plataformas digitais e a utilização de MOOC na promoção da autonomia poderão preparar e ajudar a responder às necessidades e desafios da aprendizagem na atualidade, pois, a par das aprendizagens em contexto formal, acresce a importância de competências como a responsabilidade, a autonomia, a autorregulação e a autocrítica. A definição individual de objetivos de aprendizagem pode ser difícil de alcançar num contexto formal de turma e de sala de aula, pois, muitas vezes, o grupo turma sobrepõe-se à capacidade e vontade individual de cada aluno e, assim, a disponibilização de cursos sobre as diferentes temáticas pode colmatar esta lacuna e complementar a aprendizagem. Dados e interpretação Análise dos inquéritos Este estudo visa, tal como referido anteriormente, verificar se os alunos aprendem de forma autónoma através de cursos online tendo como base a plataforma #EEC@ e uma avaliação através de MOOC. Tal como refere Quivy (1992), “uma investigação é por definição, algo que se procura (...) um caminhar para um melhor conhecimento e deve ser aceite como tal, com todas as hesitações, desvios e incertezas que isso implica" (p. 31). Foi essa atitude que nos guiou ao longo do processo. Assim, partiu-se para a análise dos resultados.

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