Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 131 Caraterização da amostra Este estudo baseia-se numa amostra de 55 indivíduos: 54 alunos de 9.º ano e um professor. À disciplina de Geografia está atribuída uma carga letiva média de 300 minutos semanais, distribuídos ao longo dos três anos do 3.º ciclo, para lecionar todas as aprendizagens essenciais. Assim, como forma de apoiar o trabalho da docente e promover a autonomia dos alunos na sua aprendizagem, decidiu-se que o conteúdo dos “Obstáculos ao desenvolvimento” seria explorado de forma totalmente autónoma pelos alunos, explorando a sequência dos recursos de Geografia disponibilizados na plataforma do #EEC@, durante uma semana e que, após esse período, os alunos realizassem as atividades de avaliação do curso sobre a mesma temática. Nesta investigação, vão ser apresentados os resultados da avaliação no curso, os dados recolhidos e a sua respetiva interpretação, para chegar a conclusões sobre a aprendizagem autónoma e a sua eficácia através dos cursos presentes na plataforma. Antes de proceder à apresentação, análise e interpretação dos dados, é de grande importância esclarecer alguns conceitos como aprendizagem autónoma e MOOC (curso online aberto e massivo). Breve apresentação de conceitos A noção de “autonomia” está relacionada com a capacidade que um indivíduo tem de se autorregular, por sua livre vontade. Segundo Rosário (2002) este é um “processo ativo em que os sujeitos estabelecem os objetivos que norteiam a sua aprendizagem, tentando monitorizar, regular e controlar as suas cognições, motivação e comportamento com o intuito de os alcançar” (p. 27). Quanto à aprendizagem autónoma, esta pode ser entendida como a capacidade que o ser humano tem de se superar, potenciando ao máximo a aprendizagem. A resiliência de cada indivíduo determina a eficácia da aprendizagem, assim como a interiorização de conhecimentos relacionáveis com as experiências pessoais tornam estas aprendizagens como significativas. Atualmente, podemos concluir que o recurso à tecnologia está presente neste processo. Quanto ao MOOC (Massive Open Online Course), conceito relativamente recente, surgiu em 2008, de acordo com a teoria conectivista que, em Portugal, teve início em 2012. Consiste num curso aberto a todos, ou seja, não é obrigatório frequentar uma determinada instituição para poder realizar o curso nem ter cumprido determinados requisitos, como obrigatoriedade de

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