Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 130 A recolha de dados foi feita através de um questionário aplicado aos alunos e uma entrevista à respetiva docente, para responder à seguinte questão: Qual o contributo da plataforma #EEC@ para a aprendizagem autónoma? Uma experiência MOOC. Metodologia Este estudo de investigação utiliza o método indutivo, pois pretende chegar a generalizações a partir de situações específicas, neste caso, a aplicação em duas turmas de um curso inserido na plataforma #EEC@. Técnicas de recolha de dados e cronologia da investigação Qualquer estudo deve começar por definir o objeto de análise, sendo imperativo encontrar um fio condutor capaz de imprimir coerência ao longo do processo. Assim, recorrendo à pesquisa quantitativa, a escolha do inquérito como método de trabalho pareceu-nos quase obrigatória, no sentido de garantir conclusões fiáveis que não se encontrassem viciadas pelo interesse que demonstrámos pelo assunto e de forma a salvaguardar que não fossem apenas teorias sem fundamentação empírica. O inquérito é um método de investigação que permite recolher informações, com base num grupo representativo da população em estudo (amostra), ao qual é colocado um conjunto de questões que dizem respeito ao tema de interesse. Para o professor, realizou-se, ainda, uma entrevista semiestruturada através do método da pesquisa qualitativa, uma vez que “esta não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. Tal pesquisa é descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.” (Prodanov & Freitas, 2013, p.70) Este estudo foi desenvolvido ao longo dos meses de fevereiro e março de 2023. Durante o mês de fevereiro, delimitou-se o tema do estudo de caso, selecionou-se a amostra e construíram-se os materiais para a recolha de dados. Durante a primeira semana de março os alunos tomaram conhecimento dos recursos selecionados e foram incentivados a estudar de forma autónoma. Após esse período, foram avaliadas as aprendizagens através do curso e realizados os questionários aos alunos e a entrevista ao professor. Em meados de março, foram analisados os dados recolhidos.

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