Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 126 do formador com os formandos, tipo de avaliação realizada, utilidade dos recursos disponibilizados e concretização dos objetivos); contributo da formação para a melhoria da prática profissional. Este questionário desdobra, no fundo, as três questões orientadores daquela reflexão individual, fornecendo respostas que permitem concluir o mesmo grau generalizado de satisfação. Em relação aos resultados obtidos, os recursos produzidos pelos formandos e publicados na plataforma #EstudoEmCasa Apoia, de acordo com o plano inicial, fornecem exemplos que podem ser explorados e assim verificar-se quão inspiradora terá sido a primeira fase do processo: Falácias informais: em diálogo! Filosofia da religião: sopa de letras Lógica cruzada 4 falácias por detrás de 4 imagens Ensinar a pensar: um caso de publicidade enganosa Formas de Inferência Válida Considerações Finais Embora confrontado com alguns fatores imponderáveis, por se tratar de uma experiência pioneira, e outras limitações técnicas que importa rever, uma vez que a utilização da plataforma talvez pudesse ser mais “user friendly”, pelo menos no que à inscrição nos cursos e registo como contribuidor da página diz respeito, a formação permite fazer um balanço francamente positivo. Desde logo, porque coloca à disposição dos professores uma série de recursos inovadores cuja produção não está normalmente ao seu alcance, ora porque têm de cumprir programas sem grande espaço para novas experiências, ora por manifesta incapacidade técnica. Depois, na sequência do que acaba de ser dito, porque lhes é dada oportunidade de divergirem em relação à rotina e, de forma acompanhada, eles próprios serem inovadores, investindo, desse modo, na diversificação das estratégias pedagógicas e, consequentemente, na melhoria da qualidade de ensino. Por último, mas mais importante, porque se trata de formação científica no domínio das Ciências Sociais, trata-se de formação acessível a todos e não apenas aos que podem suportar o encargo económico extraordinário a que esse tipo de formação específica geralmente obriga.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==