Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 125 Resultados obtidos e balanço Antes de carregarem os recursos de sua autoria na plataforma #EstudoEmCasa Apoia, como momento final da avaliação prevista, os formandos são convidados a elaborar uma reflexão crítica sobre a totalidade do processo formativo. Uma reflexão que supõe um momento final onde o formando pode refletir livremente acerca daquilo que considerar oportuno, sem quaisquer orientações formais específicas, mas que obedece inicialmente a três questões estruturais: 1) Síntese do trabalho desenvolvido nas sessões síncronas; 2) Síntese do trabalho autónomo desenvolvido; 3) Análise crítica da aplicação dos conhecimentos e competências na prática pedagógica e o seu contributo para a melhoria da qualidade do ensino. Em relação ao primeiro ponto, todos referem a importância das sessões no esclarecimento das dúvidas que os exercícios propostos no final de cada módulo do curso eventualmente levantam e, talvez mais importante, pelos momentos de reflexão conjunta que proporcionam. Uma reflexão, refira-se também, particularmente frutífera por se tratar de uma reunião entre pares da mesma área do saber. Relativamente ao segundo ponto, embora falemos de trabalho autónomo, sobretudo no que à produção de recursos novos diz respeito, todos referem a total disponibilidade do formador para esclarecer dúvidas concretas surgidas no contexto dos trabalhos em curso, assim como para avaliar e discutir a exequibilidade de ideias por concretizar. Em relação ao terceiro ponto, depois de lidas e analisadas as reflexões referidas, em jeito de balanço, regista-se o que a seguir se expõe. Tanto os cursos que foram testados com os alunos pelos formandos (outros não o fizeram ainda por se encontrarem a lecionar níveis de ensino a que os cursos não se destinam), como a enorme panóplia de recursos cuja função, além do seu valor particular, é permitir ser bem-sucedido nos primeiros, terão implicação imediata na aprendizagem, constituindo, para parafrasear alguns formandos, abundantes exemplos da diversidade de dispositivos que podem ser concebidos para expor e testar conhecimentos, que podem facilmente ser transpostos para a prática pedagógica, e contribuindo, nessa medida, para a melhoria da qualidade do ensino e, muito particularmente, para a preparação dos exames nacionais. À reflexão individual, deve acrescentar-se o questionário aplicado aos formandos diretamente pelo Centro de Formação. Um questionário organizado em torno de três grandes grupos de questões: relevância dos conteúdos trabalhados e da sua aplicação; metodologia e dinâmica das sessões (relação

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