Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 124 A frequência, híbrida: sessões síncronas semanais, para que os formandos se inteirem dos objetivos de cada etapa e possam esclarecer todas as dúvidas em relação às mesmas, e trabalho assíncrono autónomo, embora sempre em contacto via Fórum criado para o efeito na página do Centro de Formação. Num primeiro momento, os formandos são convidados a frequentar um dos cursos online disponíveis, cujo certificado é automaticamente emitido no final. Ali encontram recursos educativos digitais vários: vídeos explicativos, exercícios de controlo das aprendizagens, entre outros, organizados por módulos com precedência. Só podem avançar para o módulo seguinte depois de concluir o anterior, cujos conteúdos acompanham de perto as respetivas Aprendizagens Essenciais. Uma organização unanimemente apreciada pelos formandos, de acordo com os seus relatórios finais, uma vez que lhes permite trabalhar ao seu próprio ritmo, dentro de um prazo previamente acordado, bem entendido, uma vez que a formação prevê, além da frequência do curso, uma segunda parte em que os formandos são convidados a construir recursos didáticos de sua autoria. Ao longo do segundo período da formação, os formandos dedicam-se à produção dos seus próprios conteúdos. Um período particularmente complexo, ora porque os formandos tomam como modelo os recursos que constituem o curso que vêm de frequentar e temem não corresponder às expetativas, ora pela resistência que alguns professores ainda revelam em relação às ferramentas educativas digitais. Uma complexidade natural e progressivamente relativizada ao longo das sessões síncronas, em que se vai definindo e redefinindo o que se espera de cada um em função da sua capacitação tecnológica, assim como ao longo do trabalho assíncrono em que todos são acompanhados, como também fazem questão de referir nos seus relatórios, de forma regular, diligente e personalizada. Depois de concluídos e validados cientificamente pelo formador, os recursos são carregados pelos formandos na plataforma #EstudoEmCasa Apoia onde, entretanto, se registaram como colaboradores, para que, mais tarde, depois da sua validação linguística e gráfica, a cargo de uma equipa nomeada pela referida plataforma, sejam finalmente publicados de acordo com o contrato de cedência de direitos devidamente assinado por todos.

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