Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 123 seu próprio ritmo. Um detalhe de suma importância, como mostraremos também, no sucesso global da formação. Por último, faremos a avaliação dos resultados obtidos e o respetivo balanço. Um exercício que partirá da análise da documentação produzida em cooperação com o Centro de Formação envolvido e, sobretudo, das reflexões finais produzidas por cada formando, no sentido de isolar os aspetos positivos dos eventualmente menos positivos, cujas conclusões ficarão plasmadas, de seguida, no corpo do presente artigo. O #EstudoEmCasa Apoia e a formação contínua de professores Divulgação e operacionalização da formação O formato inovador da formação, como inovador é o projeto #EstudoEmCasa Apoia em cujo âmbito a formação se inscreve, fez com que esta primeira fase do processo ficasse marcada por dois aspetos essenciais: a ausência de expectativas em relação à natureza e estrutura da formação por parte dos formandos, que tentaram esclarecer as suas dúvidas ainda antes de se inscreverem, e um certo desajuste, leia-se simplicidade, da plataforma do Centro de Formação que prontamente cooperou com o projeto. Um desajuste, sublinhe-se, rapidamente superado, quer pela intervenção da equipa técnica da DGE, que criou espaço na plataforma Zoom para as sessões síncronas que vieram a revelar-se cruciais, quer pelo próprio Centro de Formação, que adaptou o seu modus operandi habitual ao formato inovador com que foi confrontado. As dúvidas dos formandos, essas foram dissipando-se ao longo do processo, por vezes para surgirem outras, todas esclarecidas em momento oportuno. Nada, portanto, que se tivesse revelado um obstáculo intransponível à materialização desta fase inicial. Importa referir, ainda assim, que o processo só teria ganho se o período entre a fase da divulgação e o seu início efetivo tivesse sido mais longo, tal como podemos depreender do interesse manifestado por eventuais candidatos que só se aperceberam dele depois de já ter iniciado. Um “desencontro” que estará associado, mais uma vez, ao facto de se tratar de um projeto pioneiro que não pode prever, por isso mesmo também, algumas das possíveis variáveis. Um detalhe não negligenciável, portanto, em futuras edições. Estrutura e frequência da formação A estrutura da formação é triádica e sequencial: cursos online, produção de recursos educativos digitais e respetiva publicação na plataforma oficial do #EstudoEmCasa Apoia e reflexão final individual.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==