Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 121 Formação continua de professores de Filosofia Francisco Oliveira Resumo O presente artigo tem como objetivo avaliar o alcance e as limitações da formação contínua de professores oferecida pelo #EstudoEmCasa Apoia, muito particularmente a partir da frequência monitorizada de dois cursos online: Faláxia: Introdução ao Universo das Falácias e Formas de Inferência Válida. Dois cursos de Filosofia, organizados por módulos e cuja estrutura sequencial permitiu, módulo a módulo, refletir acerca da oportunidade de cada um, per si, assim como da sua articulação com todos os outros. Os formandos, por serem provenientes de contextos escolares distintos e profissionais da mesma área específica da Filosofia, constituíram uma amostra suficientemente representativa a partir da qual se extraíram as conclusões, mais amplas, que agora pretendemos clarificar. Palavras-chave: Cursos online Filosofia |Formação contínua de professores | Moodle. Introdução Numa ideia, o objetivo deste artigo consiste em fazer uma avaliação, tão completa quanto possível, por se tratar de uma experiência pioneira, da formação contínua de professores disponibilizada e operacionalizada pela plataforma #EstudoEmCasa Apoia. Uma formação cujo objetivo, além de permitir disponibilizar recursos inovadores que tanto poderão ser utilizados em contexto de sala de aula como autonomamente pelos alunos, é levar os formandos a construir os seus próprios recursos. Igualmente inovadores, se possível. Muito particularmente no domínio da Filosofia, de onde os formandos são provenientes, e na área da Lógica em específico. Uma área de importância capital, por permitir isolar as regras que garantem a correção do pensamento e, por isso mesmo, de aplicação universal. O mesmo é dizer, fundamental para a exploração dos problemas discutidos em qualquer área da investigação filosófica. Formação científica, portanto. A avaliação estruturar-se-á sobre três eixos: divulgação e operacionalização da formação, a sua estrutura e respetiva frequência, resultados obtidos e balanço. Em relação ao primeiro eixo, divulgação e operacionalização da formação, tentaremos mostrar que o facto de se tratar de uma experiência pioneira, com todos os condicionalismos daí decorrentes, não

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==