Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 117 preparação do exame nacional de Economia. Os alunos do ensino profissional sugeriram uma maior divulgação da plataforma devido ao papel que a mesma poderá ter na aquisição de conteúdos e na recuperação das aprendizagens, nomeadamente no ensino profissional. Também identificaram os resumos e os exercícios como instrumentos em que a plataforma deverá apostar no futuro. Foi ainda sugerido que a disciplina estivesse organizada por temas para que, de forma mais rápida, o aluno possa identificar o que procura. Considerações Finais Tendo como objetivo promover a recuperação de aprendizagens e desenvolver competências transversais preconizadas nos documentos curriculares orientadores, o #EstudoEmCasa Apoia disponibiliza recursos, webinários, podcasts, vídeos e cursos online. O projeto propõe-se, ainda, estimular o trabalho autónomo dos alunos através da exploração de atividades e desafios a serem realizados ao seu ritmo, onde e quando quiserem. Neste sentido, o objetivo do estudo aqui apresentado era demonstrar de que forma alunos e professores utilizam a plataforma do #EEC@ e, mais concretamente, como exploram os RED da disciplina de Economia. Para o efeito, foi selecionado um conjunto diversificado de métodos e técnicas, no sentido de aferir aspetos como a exploração autónoma dos recursos disponibilizados, a qualidade e organização dos mesmos, com o objetivo de promover a recuperação das aprendizagens. Foi decidido que o estudo seria feito a alunos a frequentar o Curso de Ciências Socioeconómicas (uma turma de 11.º ano e outra de 12.º ano) e a alunos a frequentar o ensino profissional (uma turma do 10.º ano do Curso de Técnico de Contabilidade e outra do 11.º ano do Curso de Técnico de Gestão), bem como aos respetivos professores da disciplina de Economia. Procurou-se determinar se estes alunos já utilizavam a plataforma e, mais concretamente, se exploravam os recursos referentes à disciplina de Economia e com que frequência o faziam. Assim sendo, a questão central que orientou o presente estudo - “Será a plataforma #EstudoEmCasa Apoia uma ferramenta útil no estudo da Economia?” - levou-nos a visitar duas escolas parceiras do projeto localizadas na região de Lisboa. Durante uma semana pudemos observar e acompanhar os alunos na exploração da plataforma e deparámo-nos com duas realidades distintas: os alunos da escola secundária já conheciam a plataforma e exploraram os RED da disciplina de forma muito intuitiva, sem qualquer constrangimento, demonstrando imensa satisfação ao identificar recursos referentes ao

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