Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 114 Economia, alojados na plataforma, no plano de aula e incentivar os alunos a recorrer à mesma de forma quase diária. A professora da disciplina de Economia dos cursos profissionais desconhecia a existência da plataforma, razão pela qual ainda não a tinha explorado. No entanto, após a sua exploração, reconheceu ser uma ferramenta de elevada qualidade gráfica e científica e referiu que iria passar a utilizá-la de forma sistemática, encaminhando os seus alunos para a exploração da mesma. Exploração da plataforma #EstudoEmCasa Apoia do ponto de vista do aluno Os alunos da disciplina de Economia do Curso de Ciências Socioeconómicas referiram que já conheciam a plataforma do #EstudoEmCasa Apoia, uma vez que os seus professores a utilizavam de forma regular nas aulas e que também eram desafiados pelos mesmos para a utilizar com o objetivo de orientar o seu estudo autónomo. Referiram o facto de a plataforma disponibilizar um conjunto muito diversificado de instrumentos de várias disciplinas e para vários anos, salientando que este facto permitia uma utilização da mesma ao longo do tempo e com utilizadores de diferentes níveis de escolaridade. Foi referido o aspeto gráfico e muito apelativo da página bem como a organização da informação, constituindo um instrumento promotor de motivação. Relativamente à questão: “Voltarias a explorar os Recursos Educativos Digitais da disciplina de Economia?” todos os alunos, do secundário e do profissional, responderam sim. Quando procurámos conhecer as razões que motivariam essa exploração, os alunos do ensino secundário identificaram a variedade dos RED (43 alunos), revisão da matéria (42 alunos) e a existência de exercícios (39 alunos) que são fundamentais para a consolidação das aprendizagens. De referir que mais de 70% dos alunos (do ensino secundário e do ensino profissional) indicaram que os RED da disciplina de Economia serão fundamentais para a sua preparação para o exame nacional da disciplina.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==