Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 113 De referir que, na turma do 12.º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas, os alunos, agrupados em pares, tiveram total liberdade para explorar os recursos da disciplina de Economia presentes na plataforma do #EstudoEmCasa Apoia. Imagem 5 – Captura de imagem da plataforma digital do projeto #EstudoEmCasa Apoia Foram ainda realizados inquéritos por entrevista a dois professores de Economia e inquéritos por questionário aos alunos. As técnicas de observação, entrevistas e questionários foram aplicados na semana de 13 a 17 de março para um total de 80 participantes (78 alunos e 2 professores). Análise e interpretação dos dados Tendo em conta as metodologias utilizadas, foi possível elencar um conjunto de ideias que passamos a apresentar. Exploração da plataforma #EstudoEmCasa Apoia do ponto de vista do professor Nas entrevistas realizadas aos dois professores, foi possível identificar que o professor da disciplina de Economia do Curso de Ciências Socioeconómicas já conhecia e utilizava de forma regular a plataforma do #EstudoEmCasa Apoia para complementar as aulas e apoiar a aprendizagem dos alunos, fazendo revisões da matéria dada ou até para introduzir novos conceitos, motivando os alunos para a aprendizagem de forma interativa. Por outro lado, foi referido o facto de a plataforma promover a autonomia dos alunos, os quais são desafiados a assistir a vídeos, a ouvir podcasts e a realizar as tarefas propostas ao seu próprio ritmo. O professor referiu igualmente já integrar os RED da disciplina de
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==