Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 111 No que diz respeito às técnicas de investigação utilizadas entendeu-se que a observação seria fundamental, uma vez que “as técnicas de observação direta, baseadas na observação visual, constituem as únicas técnicas de investigação que captam os comportamentos no momento em que estes se produzem e em si mesmos (…). Neste sentido, o investigador pode estar atento à transformação dos comportamentos, aos efeitos que eles produzem e aos contextos em que são observados.” (QUIVY, R. e CAMPENHOUDT, 1992) Desta forma, utilizando a técnica da observação, de forma minuciosa e sistemática, foi possível observar a forma como os alunos exploravam a plataforma e acediam aos RED de Economia por ela disponibilizados, identificando os seus pontos fortes, mas também os seus constrangimentos. De salientar que, em articulação com o professor da disciplina e tendo em conta a planificação anual da disciplina/módulo, foram selecionados um conjunto de recursos no sentido de consolidar ou rever conteúdos já trabalhados em sala de aula e um conjunto de recursos que serviram para introduzir um novo conteúdo (tema/módulo) a ser trabalhado em sala de aula. Assim, os recursos de revisão de conteúdos aplicados na turma de 11.º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas foram os seguintes: - Intervenção do Estado na atividade económica - Instrumentos de intervenção económica e social do Estado - Como elaborar o Orçamento do Estado Imagem 3 – Captura de imagem da plataforma digital do projeto #EEC@
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==