Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 110 Público-alvo do estudo Na Escola Secundária, o estudo incidiu sobre 27 alunos da turma do 11.º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas, na disciplina de Economia A e 16 alunos do 12.º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas, na disciplina de Economia C. Na Escola Profissional, o estudo incidiu sobre 15 alunos do 10.º ano do Curso Técnico de Contabilidade e 20 alunos do 11.º ano do Curso Técnico de Gestão, relativos à disciplina de Economia. Imagem 2 – Número de alunos envolvidos no estudo, março 2023 Metodologia Relativamente à metodologia utilizada, esta foi escolhida tendo em conta não apenas os objetivos do estudo, mas também o público-alvo. Uma vez que “os métodos e as técnicas são meios de trabalho científico, são recursos auxiliares, procedimentos e meios mais ou menos estandardizados de que a ciência se serve para testar as suas hipóteses, para pôr à prova e para desenvolver as suas teorias” (ALMEIDA, 1995), optou-se pela estratégia de investigação de caráter intensivo uma vez que permite o estudo em profundidade do objeto desta investigação, identificando as opiniões e os constrangimentos de grupos de dimensão reduzida como, por exemplo, conhecer o grau de satisfação dos alunos de duas turmas do ensino secundário e de duas turmas do ensino profissional relativamente à exploração da plataforma #EEC@.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==