Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 11 PREÂMBULO No mundo dinâmico e digital de hoje, a educação já não está circunscrita à sala de aula. Com o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, surgem novas oportunidades para a aprendizagem, proporcionando um ambiente de estudo mais flexível e acessível. O projeto #EstudoEmCasa Apoia representa uma resposta inovadora às atuais necessidades educativas, promovendo a autonomia e a personalização do processo de ensino-aprendizagem através da produção de Recursos Educativos Digitais. O presente ebook, “Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, metas e horizontes" surge como o reflexo desse trabalho, demonstrando em que medida a plataforma #EstudoEmCasa Apoia, constitui uma ferramenta capaz de promover o acesso livre e gratuito a materiais didáticos inovadores, incentivando a responsabilidade e o compromisso dos alunos com o seu próprio percurso de aprendizagem. Assim, através de exemplos práticos e análises detalhadas, este documento procura fornecer uma visão abrangente sobre as potencialidades e desafios do ensino apoiado por tecnologias digitais, contribuindo para a contínua evolução das práticas educativas no século XXI. O documento “Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, metas e horizontes", compila diversos estudos e experiências realizadas com o uso de Recursos Educativos Digitais, no âmbito do projeto #EstudoEmCasa Apoia, analisando e refletindo sobre a eficácia destas ferramentas na promoção do conhecimento e no desenvolvimento de competências dos alunos. O estudo acompanha ainda as diferentes fases de desenvolvimento, realizando uma análise desde a construção de conteúdos e metodologias até aos resultados de avaliação e feedback de professores e alunos, encontrando-se assim visões valiosas que poderão ajudar futuras práticas pedagógicas, promovendo um ensino mais inclusivo e eficaz para todos os estudantes. Os dados indicam que o uso contínuo de Recursos Educativos Digitais está associado a melhores desempenhos escolares em que as metodologias ativas, incluindo a gamificação, são preferidas pelos alunos. Identifica ainda alguns desafios, como a necessidade de reforçar abordagens de Microlearning para melhorar a retenção e a motivação, pois casos específicos, como a utilização de gamificação e atividades de role play, demonstraram melhorias nos resultados de aprendizagem dos alunos. A plataforma #EstudoEmCasa Apoia surgiu como uma solução de vanguarda, alinhando-se com a necessidade de integrar tecnologias digitais nos processos de aprendizagem. No presente cenário
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==