Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 10 Por fim, no cluster de Línguas e Comunicação, procuramos dar a conhecer formas de utilização de recursos que podem promover a aprendizagem autónoma e significativa, centrada no aluno e na tarefa. No caso da disciplina de Português, centrado na obra de Gil Vicente, “O Auto da Barca do Inferno” e nas línguas estrangeiras (Alemão, Espanhol e Francês) em diferentes recursos, como jogos, scape room e sequências de aprendizagem. Na secção “Metas”, começamos por enumerar os outputs do projeto, não só de recursos educativos digitais, mas também publicações, parceiros, projetos e participantes. Para que seja possível aceder a uma pequena mostra do que se encontra disponível para alunos e restante comunidade educativa, organizámos um portfólio de conteúdos para cada um dos seis clusters. Por fim, na secção “Horizontes”, apresentamos uma reflexão sobre o trabalho realizado, o que aprendemos e de que modo todo o trabalho pode ser otimizado na sua utilização, destacando projetos que ainda estão a decorrer e de que modo podem ser utilizados não só para recuperar aprendizagens, mas também para promover o estudo autónomo. Referências Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill. K. Leong, A. Sung, D. Au and C. Blanchard, "A review of the trend of microlearning" Journal of WorkApplied Management, Vol. 13, no. 1, 2021 pp. 88-102, 2021. Emerald Publishing Limited 2205-2062. Retrieved from URL. ME, 2017. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (mec.pt) ME, 2018. Aprendizagens Essenciais. Aprendizagens Essenciais | Direção-Geral da Educação (mec.pt) OCDE, 2019. Student_Agency_for_2030_concept_note. http://www.oecd.org/education/2030project/teaching-and-learning/learning/student-agency/Student_Agency_for_2030_concept_note.pdf R. Redondo, M. Rodríguez, J. Escobar & A. Vilas, "Integrating micro-learning content in traditional elearning platforms", Multimed Tools Appl 80, pp. 3121–3151 (2021). Cláudia Torres Professora e Coordenadora do projeto #EstudoEmCasa Apoia
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==